O último relatório da RIAA (Record Industry Association of America) apontou um novo record histórico no faturamento da música latina nos Estados Unidos em 2021. Foram 886.1 milhões de dólares ao longo do ano e foi sexto ano seguido com crescimento de 2 dígitos. Em 2021, o crescimento foi de assombrosos +35,4%, maior do que em 2020 (+19.6%) e 2019 (28.5%). Para chegar ao marco de 1 bilhão de dólares em faturamento, a música latina só precisará crescer 12.9% em 2022 e grandes lançamentos na primeira metade do ano já estão dando sinais de que essa meta será alcançada.
Nosso cometa, Anitta, foi um dos nomes a alavancar esse mercado junto com outros grandes nomes da música latina como Bad Bunny e Becky G. Nada seria possível, porém, sem o Streaming, de onde veio 97% do faturamento da música Latina (US$857 milhões). Desse valor $593milhões vieram apenas de Streaming pagos, como planos Premium das plataformas Spotify, Apple Music, etc.
Já serviços sob-demanda oferecidos com suporte de publicidade – incluindo YouTube e contas gratuitas do Spotify – foi de onde veio o maior crescimento (+46,1%) chegando a US$187.4 milhões.
Essa ascensão da música latina torna-se ainda mais perceptível quando se comparada ao crescimento geral da industria fonográfica, que foi de 18.5% no ano passado. O importante agora será observar o quanto essa tendência vai reverberar nos artistas brasileiros que buscam reconhecimento lá fora.