Entenda como aumentar as chances de ser indicado a algumas das principais honras do music business
Toda categoria profissional tem seus mecanismos de reconhecimento, algumas até estruturando prêmios anuais. O objetivo é mais que um tapinha nas costas: trata-se de uma oportunidade de gerar visibilidade para o setor e colocar em pauta a ótima contribuição dos profissionais para a sociedade. No mercado da música, os prêmios não só são bem estabelecidos, como servem de verdadeiros trampolins para alavancar a carreira de artistas – muitos deles em busca de algum reconhecimento e validação no mercado. Por sorte, a música brasileira está muito bem servida de iniciativas do tipo.
Embora muitas premiações aconteçam de forma simbólica, sem grandes cerimônias ou transmissões na TV, a mera indicação a um prêmio pode se tornar um catalisador de mudanças na trajetória de um músico.
“Vi parceiros e parceiras com portas se abrindo após indicações a prêmios, contratações de show com cachês maiores e convites que antes não chegavam. Não acredito em fórmulas mágicas e premiações sempre serão, em alguma medida, subjetivas. Competições em geral têm esse pesar. De todo modo, vejo prêmios e indicações como chancelas e isso pode ser muito bem usado para acessar novos espaços e criar oportunidades”, pondera o cantor e compositor Almir Chiaratti.
Alguns prêmios são, inclusive, abertos a inscrições; outros, seguem as bolhas mercadológicas, tornando-se mais inacessíveis. Por isso, é importante atuar em duas frentes: mapear as possibilidades já abertas – e cavar entradas via marketing digital e com a ajuda de assessoria de imprensa.
“Do ponto de vista de construção de currículo e de acesso a ambientes e oportunidades, os prêmios podem significar alguma abertura de caminhos. Acredito que o mais difícil é entrar no radar desses prêmios, ficar conhecido no métier e se tornar avaliável é um primeiro desafio para artistas no geral. Até onde vejo, precisa-se ter uma popularidade já considerável para estar elegível, seja como artista ou como influenciador digital. Confesso que para mim os caminhos até esses prêmios são ainda herméticos, gostaria de entender melhor o que é valor para as pessoas que avaliam: números, qualidade técnico-artística, popularidade, influência, contatos, tudo isso junto ou coisas outras?”, questiona Chiaratti.
O músico tem muita experiência em buscar essas aberturas por meio de editais, mas reconhece que o caminho das pedras para os prêmios ainda é um mistério mesmo para quem já atua na música há anos.
Desbravando o caminho até os prêmios
Não é da noite para o dia que um prêmio aumenta cachês, fecha contratos ou gera convites. Mas uma coisa é inegável: ele gera reputação e influência – o que, hoje em dia, é quase a mesma coisa. Tudo se resume a ser conhecido e reconhecido. Por isso, conquistar o predicado “indicado ao prêmio X”, logo ao lado do nome do artista, é uma moeda bem valorizada no mercado.
Os benefícios podem ser muitos, “desde o aperfeiçoamento das criações, realizar contatos-chave com os profissionais da cadeia, ter um show impactante e o desenvolvimento de uma base de fãs”, enumera Rafael López Chioccarello.
“Estabelecer esses relacionamentos é algo imprescindível para além de ter maior visibilidade, desenvolver parcerias. Seja com marcas e agentes, na disputa em editais, com jornalistas ou ser visto pelos principais contratantes. Estas premiações dão visibilidade por parte da mídia e aproximam o artista de novos públicos que muitas vezes não conheceriam o seu trabalho de outra forma”, completa ele, que é profissional de marketing e publicidade e editor-chefe do site Hits Perdidos. Além disso, atuou nas últimas seis edições no Superjúri do Prêmio Multishow, e como consultor e jurado do Music Video Festival por cinco anos.
Rafael ainda lembra que, para um artista independente que muitas vezes realiza a autogestão de suas atividades, este é o momento de aproveitar para destacar o trabalho de todos os profissionais envolvidos de sua equipe. Entre as ações possíveis está incluir a indicação no Electronic Press Kit (EPK), citar na inscrição de editais ou na apresentação para marcas que foi finalista, ou vencedor, de premiações. “Além de passar credibilidade, pode ser visto como um diferencial”, ele explica.
Por isso, vamos entender um pouco sobre como funciona cada premiação e as possibilidades oferecidas aos artistas.
As principais premiações de música do Brasil
Grammy Latino
Quando acontece: A ser definido
Como ser indicado: Inscrições para membros da Academia no site a partir de 01/04/2024, para obras lançadas entre 01/06/2023 a 31/05/2024.
Esta é a principal janela para o reconhecimento internacional disponível para os artistas brasileiros. O Grammy Latino possui categorias específicas para a nossa música. Além de poder concorrer nas categorias gerais, como Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano, o Brasil também tem as seguintes categorias específicas: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB); Samba/Pagode; Música Sertaneja; Rock ou Música Alternativa;
Música Cristã (em Língua Portuguesa); Pop Contemporâneo (em Língua Portuguesa); Raízes Brasileiras; Melhor Canção em Língua Portuguesa e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. De todas estas, a de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras não foi realizada em 2023 devido ao baixo número de inscritos.
“O Grammy Latino é a chance de artistas ganharem uma visibilidade internacional. Já ajudou muitos artistas a conseguirem trazer a visibilidade de ser finalista ou vencedor, para retroalimentar sua presença não só no exterior, mas para conseguir vender shows e estabelecer contatos estratégicos em solo brasileiro”, ressalta Chioccarello.
m-v-f- awards
Quando acontece: Outubro
Como ser indicado: Inscrições no site
Chegou a hora dos filmmakers brilharem! O music video festival awards é um prêmio que valoriza a música por meio do destaque para os clipes e seus realizadores, sejam os próprios artistas ou diretores, produtores, diretores de fotografia e mais.
O m-v-f destaca a importância da produção audiovisual na música, premiando videoclipes e reconhecendo o trabalho de profissionais da indústria cinematográfica, fazendo essa ponte entre dois mercados complementares. A mostra competitiva acontece em paralelo ao festival, com categorias que analisam a técnica, criatividade e inovação no segmento, contando com escolhas do júri e também do público.
Além de premiar os melhores videoclipes, o festival oferece oportunidades únicas de desenvolvimento profissional para os finalistas, permitindo que eles ampliem seus horizontes criativos e alcancem novos públicos. A iniciativa conta com programas de formação para futuros talentos e até financiamento de projetos.
Chiocarello destaca que “Diversos finalistas das categorias do festival já tiveram oportunidades de desenvolver videoclipes através dos programas desenvolvidos pelos idealizadores. Outros, puderam exibir seus curtas em festivais internacionais”, aponta.
Não por acaso, Vincent Haycock, que ganhou o m-v-f- awards 2023 na categoria visualizer internacional, com o trabalho “Eat the Acid”, dirigiu nada menos que o novo clipe de Dua Lipa, “Training Season”.
Prêmio Multishow
Quando acontece: Novembro
Como ser indicado: Ganhe visibilidade e conquiste o Superjúri!
O Prêmio Multishow começou como um concorrente direto do Video Music Brasil, da MTV, agora extinto (infelizmente). Com isso, a premiação da Globosat tornou-se a única do tipo a ser exibida na TV em grande escala, tendo chegado à Rede Globo na última edição.
Com um júri composto por mais de 300 profissionais do mercado da música, o Prêmio Multishow oferece uma plataforma nacional para artistas emergentes. Além da ampla visibilidade proporcionada pela cobertura da Rede Globo (ampliada na última edição), ser finalista ou vencedor de uma categoria do Prêmio Multishow permite que artistas sejam reconhecidos por formadores de opinião e estabeleçam conexões valiosas dentro da indústria musical brasileira.
Rafael López Chiocarello ressalta que “Ser finalista em qualquer uma das categorias possibilita com que formadores de opinião conheçam o seu trabalho”, e isso já vale muito.
Women’s Music Event Awards (WME Awards)
Quando acontece: 20-23/06/2024
Como ser indicada: Ganhe visibilidade e conquiste o júri!
O WME Awards é dedicado a reconhecer e promover o talento feminino na indústria musical. Esta premiação não só celebra artistas femininas, mas também oferece oportunidades para conexões e colaborações entre profissionais do sexo feminino em um setor historicamente dominado por homens. Participar do WME Awards não apenas aumenta a visibilidade das artistas, mas também contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e diversificado dentro da indústria da música.
O WME Awards chamou atenção ao tornar-se o primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo da música. A iniciativa começou em 2017, com Claudia Assef, Fátima Pissarra e Monique Dardenne, agora dividida em três frentes: categoria voto popular, voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. O mais legal é que múltiplas profissionais do mercado da música são exaltadas – produtoras musicais, jornalistas, radialistas, empreendedoras e compositoras.
Prêmio da Música Brasileira
Quando acontece: A ser definido
Como ser indicado: Inscrições abertas no site
O Prêmio da Música Brasileira desempenha um papel vital ao valorizar músicos e músicas de diversos estilos, muitas vezes negligenciados por premiações mais comerciais. Ao reconhecer e celebrar a diversidade da música brasileira, este prêmio não só destaca artistas talentosos, mas também enriquece o cenário musical nacional, promovendo a apreciação de uma ampla gama de gêneros e estilos.
Este é o antigo Prêmio Sharp, nascido em 1987, e rebatizado em 1998 para dar destaque à nossa música. É uma das premiações mais acessíveis para músicos – na última edição, em 2023, recebeu mais de 10 mil inscrições.
Chiocarello observa que “O Prêmio da Música Brasileira tem um papel em valorizar músicos dos mais variados estilos e também musicistas, intérpretes e compositores. Muitos desses que muitas vezes ficam de fora de premiações com apelo mais comercial”.
Faixa-bônus: Prêmio Profissionais da Música
Quando acontece: A ser definido
Como ser indicado: Inscrições abertas pelo site
O Prêmio Profissionais da Música destaca diversas realidades dentro da cena musical independente brasileira, premiando desde músicos a comunicadores, com um processo de votação democrático com ampla participação popular.
Este prêmio oferece uma plataforma para reconhecer e celebrar a diversidade e excelência presentes em todos os aspectos da indústria musical brasileira, contribuindo para a promoção de uma comunidade mais unida e inclusiva. Ao reconhecer o papel de vários players dentro do mercado da música, o PPM ajuda a fortalecer o setor como um todo.
Maximizando as chances
Para artistas que desejam aumentar suas chances de sucesso em premiações musicais, é essencial entender as especificidades de cada prêmio e seguir todas as diretrizes e regulamentos estabelecidos.
“Como cada premiação tem suas regras e prazos, vale a pena sempre se atentar aos detalhes. O m-v-f, por exemplo, trabalha com materiais divulgados entre um período específico de tempo. Já para o Prêmio Multishow, em que a maioria das categorias é feita por indicação de jornalistas entre outros profissionais do mercado, vem aí a importância de realizar um excelente trabalho de assessoria de imprensa. É importante lembrar que a qualidade da música é imprescindível para o tiro ser certeiro”, Rafael orienta, lembrando que o trabalho para ser indicado a uma premiação é para o ano todo.
Seguir os regulamentos, manter um bom relacionamento com os envolvidos e divulgar que está participando das premiações também é um bom começo para mobilizar a fanbase. “Em relação a prazos de inscrições, é recomendável sempre estar atento aos sites oficiais, acompanhar portais, sites e páginas especializadas no mercado da música, como o próprio Music Business Review, e blogs de música que tenham uma aproximação com a música independente”, ele complementa.
Seguir essas orientações não apenas aumenta as chances de sucesso em prêmios musicais, mas também fortalece a presença do artista no cenário musical, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento e colaboração.